Sem aviso prévio, diversos amigos próximos se reproduziram ou estão à espera de um herdeiro. No último ano e meio e por mais ano e meio, creio, acontece um baby boom particular.

Como não faço parte dos novos pais e como os amigos em questão são bem próximos, isso provoca algumas mudanças em mim e na minha relação com eles e com o mundo.

O fato de eu passar a ter novos amigos, na forma de amigos antigos, é a mais evidente. Os hábitos, especialmente neste início de vida, mudam radicalmente. A saber, passam a ser diurnos e caseiros por motivos óbvios. Pelos mesmos motivos, eles se tornam mais ausentes (do meu ponto de vista, é claro).

A descoberta da paternidade e maternidade provoca profundas modificações neles e, em menor medida, em mim mesmo, que acompanho relativamente de perto e de certa forma convivo com uma criança pequena –e não é uma criança qualquer, é o filho deles. E uma criança, definitivamente, é uma novidade no convívio entre os meus amigos.

Enfim, meus amigos se tornam outros, e eu, sem filho, me torno também diferente à revelia. Uma nova relação se dá, ainda que os alicerces da amizade permaneçam e, até, se fortaleçam.

É um divisor de águas nas nossas vidas, ainda que eu use a “minha” vida como parâmetro. Até agora é prazeroso esse câmbio brutal e, pela primeira vez, uma mudança que será para toda a vida, com desdobramentos imprevisíveis, como é, ela mesma, a vida.

Curioso que o fato de os meus amigos terem filhos faz com que eu reflita sobre a minha própria vida, por comparação e espelhamento. O outro se torna a medida de mim mesmo.

Isso também se dá com uma coincidente descoberta de novos amores por parte de alguns amigos bem próximos. Uau. Muita informação. Que, do posto de observador, me contento em ser exatamente isto: um espectador, sem, contudo, apenas ver a vida passar.

Os 35 me parecem uma idade fértil sob todos os aspectos. É claramente o auge da vida.

Deixe um comentário

