O CÉU CHORA

No dia em que o sr. Nilo descansou, o céu derramou algumas lágrimas, talvez de alegria por receber um convidado tão ilustre. No dia em que o sr. Nilo chegou ao céu, o choro foi constante: um choro de boas-vindas discreto e elegante como o novo hóspede.

Não posso dizer que conheci o sr. Nilo, mas que convivi com ele por alguns anos, em almoços dominicais, em eventos familiares. Senhor tranqüilo e reservado, demorou algum tempo até que fosse rompido o tratamento de cordialidade mútuo e pudesse se estabelecer uma conversa para além das amenidades; a nossa timidez não era pequena.

Quando conversávamos, era uma alegria. Jazz, literatura, festivais de música, Frank Sinatra, ouvia com muito entusiasmo o que ele dizia e apreciava fascinado aquela biblioteca preciosa todas as vezes que o visitava.

Fiquei muito orgulhoso quando ele foi ao show de Matthew Herbert e sua big band por sugestão minha. Ali formou-se um laço. Fez observações pertinentes, muito educadas, sobre o que viu e ouviu (nunca houve um momento em que ele demonstrasse desapreço por algo, ele ponderava tudo de modo extremamente polido).

Se ele sabe, não fui eu que disse, mas ele e dona Martha me deram o mais lindo amor que eu já senti, a quem ele sempre chamava de “meu bem”…

Jornalista com valores nobres e raros, trasmitiu-os para as três filhas também jornalistas, o que lhe enchia de orgulho, eu sei.

Não o vi nos últimos anos, os piores da sua vida. Ainda não sei se foi melhor assim, mas assim foi. Hoje foi o primeiro dia em que fui a sua casa e ele não estava como costumava estar, mas, ainda assim, estava lá. A família reunida na sala, com o sr. Nilo, agora na mesa de centro, impresso no jornal onde trabalhou por quase 40 anos.

E estava também na elegância da Marília, no sorriso da Fernanda, no semblante da Mariana. O céu está felicíssimo hoje.

Deixe um comentário

