PRIDE

Antes eu achava ridículo, patético, constrangedor. Hoje eu apenas continuo sem entender o fenômeno. Quer dizer, não é um fênomeno porque sempre esteve presente na história. Mas por que as pessoas são patrióticas? Ninguém escolhe nascer no país ou cidade onde nasceu, então por que, além de tudo, se orgulhar disso? De alguma coisa de que não se tem *nenhum* controle? E o lugar onde nasci tampouco faz com que eu tenho alguma coisa em comum com o meu vizinho. É sócio-osmose agora?

Sei lá, eu acho beeem esquisito. Pelo mesmo motivo que é estranho discriminar alguém porque ele é branco, sueco e careca. O coitado não optou por nada disso, for christ sake!

Agora, por causa de sete jogos de futebol, a patuléia se orgulha de ser brasileiro. Como eu vou explicar isso lá em casa??? Tipo: depois que um time de futebol ganhou umas partidas, o fato de eu ter nascido neste país se tornou motivo de alegria? Eu não sou louco para repetir essa frase! Sem falar no bando de norte-americanos hoje, no 4 de julho… Alguém tá de sacanagem comigo, não é possível…

Características com as quais eu nasci não são motivo nem de orgulho nem de repulsa, oras. No máximo, motivo de resignação. Não tive nada a ver com isso. Se pudesse escolher, teria nascido bem rico na França, na Espanha, na Inglaterra, no Taiti, em algum lugar legal. Aí sim, me orgulharia disso: consegui estar no lugar em que almejei estar. Mas eu, ploft!, nasci aqui e não tenho como mudar isso nunca mais. E ainda vou ter orgulho?

Come on, you bloody bastards. Let’s get back to work!

Deixe um comentário

